Leka e Kaverna

Friday, February 09, 2007

O Bicho-Grilo e eu...

Descia eu pela rua da igreja católica rumo à locadora pegar um filme para me fazer companhia numa solitária noite de quarta. Muitas coisas fervilhavam em minha mente, principalmente imaginar como seria mais um fim de semana - feriado... e a canção "Still Loving You" da banda Scorpions inundava meu pensamento, que porra!!! Tentava me fazer chorar, sem êxito...fui mais forte que todas as lembranças...
Mas eis que passa por mim, de bicicleta, muito nem aí e placidamente um moço no maior estilo hippie- limpinho- moderno jamais visto por mim... Chinelos pretos nos pés, bermudão que caberiam dois dele dentro ( já que o tipo era esquálido), camiseta branca, uma bolsa hippie laranja, um rosto pequeno e fino que ostentava uma barba enorme, estilo papai Noel, mas preta... e um cabelo pixaim- sarará black power, apesar do cara ser tão branquinho quanto eu, com uma daquelas travessinhas masculinas.
Meu coração foi a mil por hora, quem era esse cara parecido com os mocinhos que cursavam História na UFU??? Um misto de excitação e curiosidade se apossou de mim. Então usei o poder do subconsciente e como fez o protagonista do excelente e "chorável" A VIDA É BELA, mentalizei o que mais queria naquele instante: "entra na locadora, entra na locadora..."
E antes que ele dobrasse a esquina, primeiro um homem a pé, e em seguida um homem em uma bicicleta o olharam com grande aversão, como se ele fosse a pior doença existente no planeta. O segundo homem chegou a balançar a cabeça num gesto de reprovação. É por isso que eu odeio esta cidade, quanta incompreensão, quanta ignorância em relação ao que foge ao padrão imposto por uma porra de sociedade mesquinha- interiorana...
Ah, mas eu adoro tipos exóticos, sempre gostei de quem foge aos padrões e eu achei este cara simplesmente atraente. Beleza pra mim é atitude.
Atravessei a rua para entrar na locadora, certa de que aquele remanescente da última comunidade hippie havia se esvaído pra sempre dos meus olhos. Mas quando entro na locadora...
Ele havia estacionado sua "bike" e entrado no recinto pela lateral. Estava submerso nos DVDs... Senti meu coração gelar... fiquei farejando-o de longe... Um CD de roda de capoeira ecoava pelo lugar, adequadíssimo... enquanto eu espreitava o bicho- grilo. Bem, ele nem me notou...
Ele fez suas escolhas cinematográficas e foi até o balcão. Eu também. Silêncio. Ia comentar com o moço que trabalha na locadora que havia gostado do som... sério, gosto de coisas diferentes, experimentais... e antes que eu dissesse algo, meu hippie soltou ao moço da locadora:
_ Muito interessante, o CD é seu?
Depois da resposta afirmativa ele continuou:
_ Você tem gravadora?
Veio a resposta negativa e eu estava encantada com aquela voz de homem dele... Ele devia ter entre 25 e 30 anos... Como eu queria saber o nome dele, até que o cara da locadora virou pra ele e perguntou:
_Qual o nome?
Ele disse:
_Está no nome de Andréia...( Andréia??? Quem é esta??? Amiga, irmã, namorada, ficante???) Mas o meu é A- le-xan-dre...; sério, ele falou soletrado...
Fiquei com vontade de usar um pouquinho do que aprendi nas aulas de Latim da faculdade e dizer: "Defensor da humanidade... eu me chamo Alessandra e esse é o significado do nosso nome." Mas eu não disse... que burra, fiquei sem voz...
Ele falou para o cara da locadora...
_ Achei legal, vocês tem Gandhi em DVD, tomara que o pessoal assista...
Eu o olhei e ele me sorriu... "Explosão!!!" Complementei:
_Tomara!!! Sabe,acho até que deveria chegar mais filme estrangeiro aqui...
O moço da locadora disse que o povo não curtia muito e tal... E eu continuei...
_ Pois é, as pessoas têm que conhecê-los. O mundo do cinema é tão maravilhoso e não é feito só de filmes comerciais.
Então meu hippie, que de relance eu percebi que me analisava da cabeça aos pés falou-me:
_Eu estou levando um filme bacana, bem, parece ...
_Ah é, qual o título?
_Esse aqui... ( e me obrigou a chegar perto dele para ler o nome da película...)
_Ah... "O Jardim Secreto"... eu já assisti... é lindo!
_É? ( e me encarou com um sorriso...)
_É... ( eu devolvi...)
E ficamos alguns segundos nos olhando, nos farejando, hum... e tudo que me vinha à mente era estar com ele bem longe dali... escutando "The Doors"...
Alguns "tchaus" e senti mais uma vez o que é ser feliz... Sim, porque pra mim felicidade não é uma coisa contínua... é aquele momento efêmero, mas especial o suficiente pra que seja eternizado... Saí da locadora vendo estrelinhas.

( Esse texto deve ter mais de uns dois anos... )