Leka e Kaverna

Tuesday, November 06, 2012

Eu, zumbi...

                               Eu, em cena performática na praça TUBAL VILELA/Uberlândia...


A enxaqueca... a maldita enxaqueca, e com ela a reflexão:

Quando você está a algum tempo vivendo uma situação que começou chata, passou a desagradável e agora está insuportável, tentou sair da mesma, mas não conseguiu e "insiste" em vivê-la, mesmo com tudo contra você, parabéns, você é um zumbi!
Ser um morto-vivo que anda a esmo por aí apenas cumprindo suas necessidades básicas está além de ser contaminado pelo terrível T-vírus... muito além...
Repare-se como “ser humano”: você acorda, faz tudo mecanicamente, sai para trabalhar e/ou estudar sem vontade, sem perspectivas, apenas cumpre suas tarefas, o que lhe delegam, sem paixão, sem força, sem vida, come e bebe sem apreciar sabores, cheiros, volta para casa, trabalha/executa outra série de coisas, cansado, sem energia, apenas mentalizando “céeeeeeeeeeeerebro”, que pode/deve ser substituído por “féeeeeeeeeeeerias”..., toma um banho triste e cai na cama duro? A relação com os seus perdeu-se, é óbvia, fria, cheia de cobranças e apontamentos culposos? Os fins de semana passam num piscar de olhos e você sente que não fez nada de produtivo ou divertido? Se houve identificação com essas questões, meus caros, estamos todos no mesmo barco furado à deriva no oceano em busca de um porto seguro.
O pior é que temos consciência da situação! Já tentamos sair delas! Já buscamos diálogos, já protestamos, já brigamos e já até baixamos o nível, já enviamos outros currículos, já cortamos coisas que nos fazem mal, já mudamos, já pedimos, já imploramos, já até nos silenciamos... mas, nada acontece, nada muda. E a gente vai levando, empurrando com a barriga, seguindo a corrente, fingindo que está tudo bem quando tudo está infernal!
A sociedade moderna nos escravizou: você precisa estudar, trabalhar, prosperar, você precisa ser alguém. E você fez exatamente tudo, conforme o plano... mas, acontece que você não está feliz! Você vive mentiras! Você lê mentiras! Você escreve mentiras! Você perdeu a alegria! Você só espera o golpe fatal!

Ontem, entre lágrimas, eu pedi ao meu companheiro: “Por favor, me ajuda, eu não aguento mais, eu não quero mais viver assim”...
Não quero mais ser um zumbi! E estou lutando dia a dia para sair dessa agonia, mas algo não me liberta, parece até macumba (embora não acredite nisso)!

Como podemos lutar tanto para melhorar a vida, fazer o bem, fazer as coisas de forma correta, mas, a mão carrasca da crueldade amputar nossa esperança, nossa tranquilidade, nossa verdade? Até quando seremos zumbis errantes?

Eu sou um zumbi e com enxaqueca!