Leka e Kaverna

Thursday, September 13, 2012

Triste realidade

Hoje fui embora mais cedo do trabalho porque tinha que levar meu filho ao médico. Saí da unidade em que ministro oficinas de Teatro e fui até o ponto do ônibus que não costumo tomar pelo fato desse coletivo que ali passa me levar com mais rapidez ao destino que pretendia na manhã de hoje.

Pronto...

Sentada no banco do ponto, em frente a uma escola, lendo uma VIDA SIMPLES, aguardando meu ônibus, chegam duas meninas, mocinhas de não mais que uns 14 anos, mas ambas vestidas como "vadias do funk": tudo a mostra, e os cabelos já tão descoloridos... meu Deus!!!

O nível e o volume da conversa entre ambas, prefiro nem comentar... só falavam de "agarrar homem" e que uma furaria o umbigo da outra... ok, fiz que não escutava e continuei a ler minha revista... mas teve um momento que não resisti em levantar os olhos e encará-las... foi quando uma disse:

- Ai credo, não aguento mais essa escola! Eu quero ser expulsa igual FULANO, BELTRANO e CICLANO "foi"! Prefiro passar a tarde com a BLÁ BLÁ na casa do TAM TAM. "Cê" vai ver... eu vou fazer um trem bem foda pra eles me "expulsar".

A outra respondeu...

- Eu já falei pra minha mãe que não quero estudar, mas ela me obriga a "vim" pra bosta dessa escola! Que saco! "Vô vê" se eu brigo na sala, aí eles me expulsam!

Uma das meninas, que nem fez questão de me olhar, já foi minha aluna anos atrás no projeto social em que trabalho... fiquei tão triste ao saber de seus planos. Senti-me uma tola, vejo quantas mentes tento mudar todos os dias e só descubro que uma grande maioria, ainda tão nova, sem completar 18 anos, ou está nas drogas, ou está roubando, ou viraram mães solteiras... meu Deus, de que adianta tanto esforço às vezes?

Um que se salva é motivo de comemoração? A culpa é de quem?

E mais... penso nos pobres professores dessas meninas e seus comparsas: ganham mal, saem de suas casas para ministrarem aulas em condições nada ideais ao aprendizado, levam trabalho para fazer nos finais de semana, são extremamente desvalorizados e desrespeitados, e ainda são obrigados a aguentar umas PRAGAS como essas?

E no final das contas... professores ainda são os culpados pelo baixo rendimento de seus alunos! E ai de um professor que tomar uma atitude mais enérgica com projeto de bandido e afins...