Leka e Kaverna

Monday, January 07, 2008

Lyginha

(Escrito por mim e minha amiga Marcella Prado para a aula de Criação de Roteiro Dramático...)

Cenário: Varanda com vista para o jardim, uma poltrona reclinável, mesinha de centro com cinzeiro e cigarro aceso. Lyginha está no jardim e Afonso, o marido, lê um jornal na poltrona.

Lyginha: moça de 27 anos, traços delicados, corpo de menina, olhar doce, sonhadora.

Afonso: 35 anos, gordo, egocêntrico e mal-humorado.

(Lyginha):- (acenando para o marido) Afonso, veja como estão belas as orquídeas...
(Afonso):- (sem desviar os olhos do jornal que lê) Hum, hum!
(Lyginha):- Olha como estão floridas!
(Afonso):- Que coisa tola e rotineira, qualquer planta flori na primavera!
(Lyginha):-Afonso!
(Afonso):- Hum...

(Lyginha sai do jardim e caminha até o marido na varanda, meio frustrada com a falta de atenção do mesmo. Mas, ela o ama.)

(Lyginha):- (faceira) Meu bem, eu fiz uma máscara de Colombina, tão linda, está lá no quarto, quer ver?
(Afonso):- (sem desviar novamente os olhos do jornal) Hum, hum!
(Lyginha):- (brava) Eu já ia fazer uma de Arlequim pra você, mas desse jeito é melhor eu fazer uma de Pantaleão!
(Afonso):- (indiferente) Pra que máscara?
(Lyginha):-Ora, Afonso, para o baile de máscaras de fim de ano da sua empresa...
(Afonso):- (sem esboçar reações) Ah tá. Hum, hum...
(Lyginha):- (sonhadora) E depois, amor, ainda podemos aproveitá-las pra brincar com as crianças do prédio.
(Afonso):- (friamente) Não entendo esse amor por crianças que nem são nossos filhos!

(Lyginha abaixa a cabeça tristemente, mas logo sorri para o marido na esperança de cativá-lo.)

(Lyginha):- (docemente) Amor, cheira este meu novo perfume, é tão gostoso... (e oferece o pescoço para o marido que se afasta, tentando folhear o jornal)
(Afonso):-Hum, hum!

(Lyginha se estressa e se afasta do marido.)

(Lyginha):-Cansei de não ser notada por você, Afonso! Você é tão seco! Estou cansada da sua indiferença! Será que tem um armário no seu peito? Essa vida é uma prisão... só não lhe meti um chifre até hoje porque sou uma mulher de respeito. Quer saber, estou farta de seus hum-huns. Existe um homem que me valoriza, me dá atenção, me tenta todos os dias para eu sumir no mundo com ele. Quer saber? Vou aceitar, vou-me embora com o leiteiro!

(Dá as costas ao marido e desaparece pelo jardim, de repente Afonso se deu conta que a esposa falara a verdade...)

(Afonso):- (grita desesperado) Lyginhaaaaaaaaa! (mas já é tarde demais.)