Leka e Kaverna

Wednesday, January 09, 2008

Duas versões...

Primeira:

Ela abriu os olhos, pela fresta da janela viu que o dia estava claro, estendeu a mão preguiçosa até o criado ao lado da cama, alcançou o celular, 8h30 da manhã. Nossa! Sentou-se na cama, largou o celular ali de qualquer jeito, calçou os chinelos, uma preguiça “baiana” a impedia de levantar, mas ela precisava fazer isso, era o grande dia! “O Dia D”. Levantou-se. Caminhou até o som e sintonizou sua rádio preferida, bem baixinho. Destrancou a porta do quarto. Foi até o banheiro e gastou cerca de dez minutos em sua higiene matinal. Olhou-se no espelho, sentia-se bem, até sorriu e verdadeiramente... mas lembrou-se do “Dia D”. Apressou-se... deixou o banheiro, foi até a cozinha e preparou o café: leite com achocolatado e banana amassada com mel. Sorveu-o. Voltou ao quarto! Sexta-feira, “oba”, mas antes o “Dia D”... Pegou o material no guarda-roupa, sentou-se na cama e (re)começou a estudar! Era o “Dia D”, prova de literatura Dramática na faculdade! A prova... a esperada... a temida...

Segunda:

(Quarto já iluminado pelo Sol, uma cama de solteiro, um criado mudo ao lado da mesma, um aparelho celular sobre ele, um guarda-roupas, uma pequena mesinha com um som sobre ela e Sofia ainda de pijama sentada na cama, cara de sono. O celular toca.)

(Sofia):-Alô, oi Jasmine, ai amiga, é hoje, nossa, estou desesperada, hoje é o grande dia. (silêncio) Tá, eu sei, tenho que ficar calma, relaxar, ai amiga, mas estou com medo, é hoje. O grande “Dia D”! (silêncio) Certo, beijo, a gente se encontra mais tarde.

(Sofia levanta da cama, calça os chinelos, liga o rádio e diz em voz alta...)

(Sofia):-Meu Deus, me ajude, me ajude, eu estou com medo!

(Batem na porta do quarto.)

(Sofia):-Entra!
(Paula):-Sofia, vamos tomar café? Bom dia...
(Sofia):-Ai Paula, bom dia, é hoje...
(Paula):-Relaxa, garota, vai dar tudo certo, você vai ver, e no mais, sorria, hoje é sexta-feira.
(Sofia):-Eu sei, mas antes tenho que passar pelo “Dia D”.
(Paula):-Dramática!
(Sofia):-Não, trágica mesmo... Tragédia grega...
(Paula):- (rindo) Ai, ai, ai, só você mesmo, dona Sofia.
(Sofia):-Isso, ria da desgraça alheia...
(Paula):-Vai, vem pra cozinha, sô, fiz leite com achocolatado, banana amassada, vamos comer...
(Sofia):-Tá, vamos, deixa só eu fazer pipi e escovar os dentes. (silêncio) Mas, Paula... hoje é o “Dia D”, e se eu me ferrar?
(Paula):- (irônica) Por favor, dona Sofia, queira se dirigir à residência do sr. Demônio, sim?
(Sofia):-Pára!
(Paula):-Pára você, acho que não é drama e nem tragédia grega mais, já é um daqueles “melodramões mexicanos bem exagerados”! Cara, não tem lógica, medo de uma prova de Literatura Dramática para a qual você estudou a semana inteira? Me polpe, né?
(Sofia):- Mas é “a prova” e não “uma prova”, você não entende.
(Paula):-Nossa... e nem quero então!
(Sofia):-Quer saber, Paula... na boa, vai lá tomar seu cafezinho sozinha, eu vou estudar um pouco mais.
(Paula):- (com raiva e deixando o quarto) Ah, quer saber? Vá-pro-in-fer-no!


(Sofia dá de ombros.)

by Alessandra Ramos Massensini